Reflexos no Futuro

Exposição Bluepharma 20 Anos

A Bluepharma completa 20 anos em 2021! 20 anos que passaram como um flash, plenos de realizações, como a exposição que vos apresentamos, da autoria de Pedro Medeiros, que com a sua genialidade capta estes magníficos momentos do quotidiano da Bluepharma.

Com um forte sentido de responsabilidade, atitude assertiva e foco na inovação, constituiu-se, a 28 de fevereiro do ano 2001, a Bluepharma, Industria farmacêutica S.A..

Os seus administradores e fundadores, orgulham-se, hoje, de ter contribuído para uma maior democratização do consumo de medicamentos no mundo. Orgulham-se de ter colaborado na redução e controlo da despesa pública. Sonham todos os dias e mantêm o compromisso com a investigação para satisfazer necessidades não atendidas na área da saúde, partilhando conhecimento e fazendo pontes, construindo todos os dias mais esperança no futuro.

Esta exposição comemorativa dos 20 anos marca de forma indelével todos estes princípios. Em tempos de pandemia, deixamos cair a máscara, e com toda a autenticidade alcançada pela teleobjetiva, centrada nas Pessoas, no Investimento, na Investigação e na Qualidade, apresentamos-lhe, degrau a degrau, o desafio colocado em cada procedimento.

Revela também a excelente cumplicidade que existe entre todos, bem como a relação perfeita entre as pessoas e as tecnologias, que se vive no dia a dia da Bluepharma. Esta exposição transporta-nos, ainda, para a feliz ligação do empreendedorismo às soluções e regista um tempo bem aproveitado de realização, alegria, unidade e muito esforço.

A Bluepharma iniciou a sua atividade em 2001, com a aquisição de uma unidade industrial à multinacional Bayer, que empregava à data 58 pessoas. Passados 20 anos, a Bluepharma é um Grupo de 20 empresas que emprega cerca de 750 pessoas, 260 das quais, em atividades de Investigação e Desenvolvimento.

Abriu sucursais em Espanha, Angola, Moçambique e nos EUA. Exporta 88% do que produz. Está, entre as mil maiores empresas a operar em Portugal e entre as maiores exportadoras nacionais.

Esta exposição de fotografias pode ser observada, também, como uma mostra dinâmica e didática da cadeia de valor da indústria farmacêutica, desde a Investigação&Desenvolvimento, à produção e embalagem, passando pelo controlo de qualidade e distribuição de medicamentos.

Para mostrar a evolução da Bluepharma presente em toda a cadeia de valor do medicamento, inaugurámos a 1 de março uma exposição fotográfica intitulada “Reflexos no Futuro”, que conta com imagens atuais dos nossos colaboradores, nas várias áreas de atividade da empresa, captadas pelo olhar artístico do reconhecido fotógrafo Pedro Medeiros.

Paulo Barradas Rebelo Presidente
Fotógrafo Pedro Medeiros

Fotógrafo

Pedro Medeiros

Nasceu em Fevereiro de 1969.

Entre 1993 e 1999, foi membro do Centro de Estudos de Fotografia e dos Encontros de Fotografia de Coimbra. Em 1997 ingressou na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, prosseguindo os seus estudos em Inglaterra no London College of Printing (2000-2001), como Bolseiro do Ministério da Cultura / Centro Português de Fotografia.

Fotógrafo freelancer desde 1999. Viveu e trabalhou em Kyoto, Japão, entre 2015 e 2017. Expõe desde 1997, tendo realizado exposições em Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Grécia, Ucrânia, Japão.

É autor de vários livros e monografias. Está representado em coleções públicas e privadas, nomeadamente: Ministério da Cultura / Centro Português de Fotografia, Coleção Nacional de Fotografia; CAV Centro de Artes Visuais - Encontros de Fotografia Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico; Ministério da Cultura - Direção Regional de Cultura do Centro; Galeria Sete - Arte Contemporânea; Ministério da Justiça - Direção Geral dos Serviços Prisionais; Embaixada de Portugal no Japão; Fundação Inês de Castro; Centro Cultural Vila Flor; Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura; Universidade de Coimbra; Centro de Documentação 25 de Abril; Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio; Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto; Teatro Académico de Gil Vicente; Saúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa; Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal.