facebook instagram twitter linkedin youtube flickr

Bluepharma Acelera 2030  |  Projeto 42.611

Bluepharma Acelera 2030 é um projeto de ca. €47 milhões direcionado à diferenciação e especialização inteligente dos processos produtivos, de gestão e de marketing, que promete intensificar o carácter inovador, distintivo, transacionável e internacionalizável dos serviços e produtos da Bluepharma.

Objetivos principais



  • O projeto visa a criação de um novo estabelecimento, em Eiras para a produção de medicamentos que incorporam substâncias ativas de elevada atividade farmacológica (HPAPI) bem como a alteração e transformação digital das técnicas e dos processos de produção de medicamentos de ambos os estabelecimentos.
  • Este Projeto, denominado “Bluepharma Acelera 2030”, permite à Bluepharma internalizar os resultados das atividades de I&D “in-house” através da produção comercial de novos produtos mais complexos, sofisticados e com maior grau de inovação, promover a substituição do papel por ferramentas digitais de informação e fomentar o aumento das suas exportações.
  • As inovações tecnológicas mais relevantes estão associadas ao “software” e ao “hardware” especificamente desenvolvidos para o setor farmacêutico, à conetividade entre máquinas e sistemas, nomeadamente através de sensores e outros sistemas de tecnologias de informação para troca de informação automática e segura, e à aquisição de equipamentos “state of the art” que permitem, para além de um maior controle e eficiência, a alteração do processo produtivo para um modo mais digital e autónomo.
  • A utilização de tecnologias de última geração visa implementar uma cultura de zero defeitos, virtualizar o produto ao longo de todas as etapas produtivas, eliminar tarefas de transcrição de dados, aumentando a “compliance” e integridade dos mesmos.
  • Este investimento possibilita à Bluepharma a diversificação do seu negócio com a entrada em novos mercados e segmentos de clientes, contribuindo deste modo para o reforço do setor farmacêutico nacional.
  • O Projeto tem efeitos de arrastamento significativos para a atividade económica, estimando-se que, em 2024, cerca de 40% das compras e de 60% dos fornecimentos e serviços externos contratados pela Bluepharma tenham origem em Portugal, o que representa um crescimento das compras e FSE no mercado nacional superior a 50% no decurso do investimento.
  • Este investimento tem um impacto significativo no aumento do emprego e da competitividade da região Centro e do País, através da criação de 100 postos de trabalho diretos, na sua maioria altamente qualificados.
  • Através da implementação de tecnologias de última geração, o Projeto impulsiona a eficiência energética.
  • Os investimentos atrás descritos, são determinantes para o crescimento que se pretende concretizar ao longo dos próximos anos, e vão permitir o reforço da posição da Bluepharma como uma referência na Indústria Farmacêutica nacional e internacional.