facebook instagram twitter linkedin youtube flickr

Inject4Pain  |  Projeto 45.201

Inject4Pain é o novo projeto da Bluepharma financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização (POCI-01-0247-FEDER-045201).




Designação do projeto:

Novos biomateriais e sua aplicação em formulações inovadoras de injetáveis de libertação controlada de medicamentos

Código do projeto:

Inject4Pain

Objetivo principal:

Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a Inovação

Região de intervenção:

Centro

Entidade beneficiária:

Bluepharma Indústria Farmacêutica S.A

Data de aprovação:

26-11-2019

Data de início:

19-02-2020

Data de conclusão:

18-02-2022

Custo total elegível:

695.835,96 EUR

Apoio financeiro da União Europeia:

FEDER – 450.043,37 EUR

Descrição do projeto:



Inject4Pain é o novo projeto da Bluepharma financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização (POCI-01-0247-FEDER-045201). O projeto intitulado “Novos biomateriais e sua aplicação em formulações inovadoras de injetáveis de libertação controlada de medicamentos” tem uma duração de 24 meses estando a sua conclusão prevista para Fevereiro de 2022.

O presente projeto prossegue a estratégia de diferenciação tecnológica da Bluepharma iniciada em 2017 com o desenvolvimento de injetáveis complexos (inicialmente de base lipídica), que constituem produtos de elevadíssimo valor acrescentado e para os quais existe uma enorme procura no mercado dada a escassez de empresas farmacêuticas com capacidade e competências técnicas e científicas para desenvolver e fabricar este tipo de medicamentos.

Inject4Pain permitirá reforçar a colaboração entre a Bluepharma e a Universidade de Coimbra, com a qual coopera há vários anos em projetos de I&DT, nomeadamente com o Departamento de Engenharia Química, dada a larga experiência deste grupo na síntese de novos polímeros com aplicação no desenvolvimento de novas formas farmacêuticas.

Com este projeto a Bluepharma ambiciona o aumento da diferenciação e competitividade internacional via a Investigação e Desenvolvimento (I&D) de novos biomateriais e posterior aplicação na I&D de um medicamento inovador na forma farmacêutica de injetável complexo, de base polimérica, que vem dar resposta a uma clara necessidade médica não satisfeita e de mercado.